segunda-feira, 11 de junho de 2007



ELM (Ulmus procera)


Para aquelas pessoas fortes, altruístas, seguras e confiantes que momentaneamente se sentem inseguras, incapazes e sem capacidade de realizar suas tarefas cotidianas. Para aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados.

Nome popular: olmo.
Coloração: marrom-avermelhado.
Floração: março e abril.
Preparação da essência: método de fervura.
Florais de Minas: Basilicum (Ocymum basilicum / Manjericão).

Os que necessitam da essência Elm são comumente fortes, altruístas e assumem muitas responsabilidades. São considerados confiáveis, responsáveis, seguros e confiantes. Devido às suas notórias capacidades tendem a tornarem-se líderes, comandantes e chefes.

Estas pessoas correm o risco de identificarem-se com os papéis sociais que assumem e passarem a viver demasiadamente estes papéis (ex: o profissional que se orgulha de trabalhar 15 horas por dia, esquecendo-se que ele e sua família possuem necessidades que o trabalho não supre). Elas perdem a noção de seus limites interiores, pois sua atenção e motivação estão direcionadas à satisfação dos papéis sociais em detrimento da realização das necessidades do Eu Superior.
A conseqüência desta atitude errada é que momentaneamente e de repente, vivem a polaridade oposta de sua personalidade. Ou seja, sentem-se incapazes, inseguros e sem força para realizar as tarefas cotidianas. São bons exemplos desta situação o empresário que construiu uma empresa de sucesso e que de repente se sente inadequado e incapaz de levar a empresa adiante. Ou a mãe zelosa e carinhosa no cuidado de todos os membros da família que de repente se sente sozinha e desanimada. São pessoas que se sobrecarregam de tarefas e responsabilidades e que acabam vivenciando situações de esgotamento momentâneo. Esta situação psíquica momentânea pode provocar insônia, dores, nervosismo, confusão mental, etc.

A essência Elm ajuda estes indivíduos a "recolocar os pés no chão" afim de voltar a enxergar os problemas em suas devidas dimensões. Eles devem aprender a ter limites em suas atividades e nas responsabilidades que assumem. Eles devem aprender a se desapegarem de seus cargos e de suas funções e saber que seguir as orientações de nosso Eu superior é o melhor caminho para a paz e a tranqüilidade.

Nenhum comentário: