segunda-feira, 11 de junho de 2007



HONEYSUCKLE (Lonicera caprifolium)

Para aqueles que vivem lembrando do passado com pesar e saudade. Nostálgicos, saudosistas. Para aqueles que ficam presos nos erros que cometeram, nas oportunidades que perderam no passado e na vida que passou. Desinteresse pelo presente.
Nome popular: madressilva.Coloração: rosa escuro e branca.Floração: junho, julho e agosto.Preparação da essência: método de fervura.Florais de Minas: Madressilva (Lonicera caprifolium / Madressilva).




MADRESSILVA (LONICERA CAPRIFOLIUM)


Para as personalidades presas a acontecimentos passados; para aqueles cuja passagem do tempo e as distâncias sempre lhes trazem dor. São em geral indivíduos conservadores, nostálgicos e saudosistas e não perdem a oportunidade para fazerem recordações. Eles pensam que jamais poderão ter a vida que tiveram outrora.Muitas pessoas apresentam um envelhecimento facial precoce, que procuram ocultar, da mesma forma como o fazem com a própria idade. Não aceitam o envelhecimento e a morte, e relutam com as separações, mesmo temporárias. Sentem arrependimento por oportunidades perdidas, principalmente no aspecto afetivo. São sentimentais, românticos e se apegam fortemente aos seus entes queridos. Supervalorizam os sentimentos e então podem se deprimir com os percalços naturais da convivência afetiva.

A Madressilva é útil nos estados temporários de menopausa e andropausa. Pode ajudar bastante àqueles que sofrem com as separações, as viúvas, velhos em asilos, órfãos, presos, hospitalizados e solitários em geral. O bloqueio energético traz, além das depressões físicas e psíquicas, toda a sorte de retenções líquidas e de sinalização no corpo. A individualidade fica sujeita a hidropisia, inchaços dos membros inferiores, patologias renais, hipertensão, obesidade, enfisemas, bronquites, asmas, gripes, resfriados e desvitalizações. Por outro lado o enrijecimento corporal, em suas várias vias de expressão, reflete a cristalização da alma apegada ao passado. Enquanto a disposição colérica afeta o eu no presente de seus problemas, predispondo o sistema metabólico às desarmonias, a índole melancólica do tipo Madressilva abala mais frequentemente o sistema neuro-sensorial e os seus elos rítmicos, os sistemas circulatório e respiratório.

A flor da Madressilva ajuda a resgatar na alma a capacidade de mudanças e de estabelecimento de novas ligações com eventos, locais e pessoas do presente.

A Madressilva é um arbusto trepador que abraça fortemente sua árvore como a um amante, parecendo querer estabelecer vínculos eternos de amor. Se desenvolve com peculiar vigor quando nas beiradas de rios e córregos, onde parece apreender da águas correntes a noção de transitoriedade das coisas terrenas, cultivando ainda a renúncia altruísta e sublimando a saudade humana da saudade da pátria celestial.

Nenhum comentário: