segunda-feira, 11 de junho de 2007



WATER VIOLET (Hottonia palustris)


Para os indivíduos reservados, contidos, solitários, orgulhosos, com sentimentos de superioridade. Independentes, não interferem na vida alheia. São elitistas, desprezam os outros. Frieza emocional e grande auto-valoração.


Nome popular: violeta d’água.
Coloração: lilás claro.
Floração: maio e junho.
Preparação da essência: método solar.
Florais de Minas: Tropaeolum (Tropaeolum majus / Capuchinha).




Sinonímia: agrião do México, chagas, capucina, mastruço do Peru, capuchinha grande, flor-das-chagas, flor de sangue, sete chagas

Descrição botânica :
Planta herbácea, trepadeira, anual, caules carnosos e cilíndricos, verde-claros, de até 5 m de comprimento. Folhas redondas (forma muito rara de folhas, produto do chamado éter quente) dispostas alternadamente, longo-pecioladas. Flores nas cores: vermelho-escuro, vermelho-claro, amarelo-fore, laranja e salmão; solitárias, irregulares, campanuladas, longo-pedunculadas. A característica principal desta planta é, na verdade, seu grande calor interior.

Habitat : Nativa da América do Sul, ocorre no Brasil em estado subespontâneo; é resistente e facilmente adaptável a qualquer tipo de clima, floresce durante quase todo o ano: reproduz-se por meio de sementes ou por divisão de mudas retiradas de plantas adultas.

Valor Terapêutico:
Para escorbuto, eczemas, psoríases, e outras manifestações cutâneas. Tem grande poder bactericida e tônica do sangue e dos órgãos digestivos. Pode ser usada em depressão nervosa. Reacende o fogo interior latente no ser e favorece a união com sua fonte de vida. Tem excelente resultado nos tratamentos de inflamações dos rins e da bexiga, nos resfriados, amigdalites, otite, pneumonias e os frutos secos reduzidos a pó dão um bom purgante. A erva e a semente têm efeito expectorante e purificador, estimulam a menstruação e a liberação da urina.

Partes usadas : Na culinária, utiliza-se as flores, as folhas, botões florais como saladas e frutos são também comestíveis como conservas ou em pó.

Contém: ácido trapaelínico, gliconastriritina, glicoproteína, resinas, muita vit. C e sais; potassa, fosfatos, ferro, nitrogênio, enxofre, iodo. Também o óleo de benzilo de mostarda que atua como antibiótico sobre bactérias, mofo e vírus indesejáveis; ao mastigar uma folha dessa planta desinfetamos a boca e a garganta.

Nenhum comentário: