domingo, 10 de junho de 2007

TRECHOS DO LIVRO DE JAIME CAMAÑO

Astrologia Comportamental e as essências Florais de Minas


Da Introdução

A Astrologia médica tem por tradição a mesma simplicidade de cura que tanto Hahnemann como Bach fizeram questão de adotar na formalização de seus sistemas terapêuticos. Seguindo o princípio de que "o semelhante cura o semelhante" (similia similibus curantur), o astrólogo-terapeuta precisa conhecer é uma coisa chamada arquétipo comum..Qual é aquela unidade básica subjacente a planetas, signos, indivíduos, plantas e demais elementos da natureza, que paira como pano de fundo por detrás de cada um deles?

Os resultados desses estudos compõem basicamente a primeira parte do manual, que tem por objetivo servir de auxílio ao trabalho do astrólogo-terapeuta holístico, acostumado a ver o mapa individual e a vida como um todo. No que se refere a estes profissionais, é possível que pouco tenhamos a acrescentar, e nem precisamos preocupar-nos com maiores explicações. Ao estudante de Astrologia médica, algumas considerações de ordem prática se fazem necessárias:

Primeira: As essências indicadas como úteis para signos, planetas e elementos da Astrologia não devem ser consideradas como se fossem patrimônio exclusivo de cada um desses signos, planetas e elementos. Seria estreiteza da nossa parte pensarmos assim e, ao mesmo tempo, uma estratificação muito rígida da aplicação floral. A essência Impatiens, por exemplo, indicada como útil para o signo de Áries e para o planeta Marte, pode tranqüilamente servir de auxílio emergencial para a impaciência, a intolerância ou mesmo a agressividade de muitos uranianos e plutonianos.


IMPATIENS (IMPATIENS BALSAMINA)


Segunda: A fim de que possamos distinguir quando estamos atuando de forma holística ou emergencial, gostaria de lembrar e deixar claro, voltando ao exemplo acima, que, embora na aparência externa das atitudes comportamentais, uranianos e plutonianos possam confundir-se com marcianos e arianos, internamente existem diferenças arquetípicas muito bem definidas. Do ponto de vista das correspondências astrológicas, o mais acertado seria respeitar os seus respectivos símiles florais. É possível que os florais Thumbergia, Vervano ou Psidium estejam mais próximos da problemática interna de um plutoniano, enquanto Vernonia, uma essência útil para as diversas formas de rebeldia social, viria a calhar a muitos uranianos que, na aparência externa, apenas conseguem transmitir impaciência, agressividade e intolerância para com todos à sua volta.


THUMBERGIA (THUMBERGIA ALATA)


Terceira: Não são poucos os estudantes e astroterapeutas principiantes que se deixam seduzir por receitas prontas de prescrição floral, como por exemplo: escolher um floral para o signo de Satumo, outro para o da Lua, outro para o Ascendente, e assim por diante. Nossa opinião é que métodos mecanicistas matam a inteligência e a sensibilidade, preciosos instrumentos de trabalho, sem os quais jamais saberemos distinguir uma pessoa da outra ou o que vieram procurar.

A segunda parte do livro trata essencialmente dos aspectos planetários harmônicos, das conjunções e dos aspectos desarmônicos. Nessa seção passamos a contar com a participação especial de Breno da Silva e Ednamara Marques, fornecendo-nos valiosas indicações florais para o repertório das dificuldades psicocomportamentais e para os problemas de ordem física. As sugestões florais são indicadas, sem dúvida, a partir de um quadro de sintomas, mas temos a certeza de que o terapeuta experiente saberá observar e cruzar as informações mais importantes que tendem a repetir-se no mapa natal e, com isso, obter uma interessante fórmula floral que atenda à tônica central do indivíduo ou à problemática existencial em que possa estar envolvido.

Por último, é bom que se diga que todas as informações sobre os florais de Minas foram extraídas de obras publicadas destes jovens pesquisadores, o que também ocorre com as informações que constituem a Parte III, intitulada "O Sistema Floral de Minas". Essa seção é praticamente um dicionário do Sistema Floral de Minas acompanhado de sucintas observações do ponto de vista astrológico. A intenção é que possam servir de apoio ao terapeuta, como forma de consulta rápida ou mesmo como uma primeira apresentação deste maravilhoso sistema floral.

Nenhum comentário: